domingo, 12 de abril de 2009

Dilma e a "resistência democrática"


Leiam este depoimento de Daniel Aarão Reis que, assim como Dilma, participou da luta armada nos anos 60. A diferença é que, hoje, ele não mente quando aborda o assunto.
"As ações armadas da esquerda brasileira não devem ser mitificadas. Nem para um lado nem para o outro. Eu não compartilho da lenda de que no final dos anos 60 e no início dos 70 (inclusive eu) fomos o braço armado de uma resistência democrática. Acho isso um mito surgido durante a campanha da anistia. Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário e ditatorial. Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentassem como instrumento da resistência democrática".
“As esquerdas radicais se lançaram na luta contra a ditadura, não porque a gente queria uma democracia, mas para instaurar o socialismo no País, por meio de uma ditadura revolucionária, como existia na China e em Cuba. Mas, evidentemente, elas falavam em resistência, palavra muito mais simpática, mobilizadora, aglutinadora. Isso é um ensinamento que vem dos clássicos sobre a guerra”.

Fonte: O Globo, de 23/09/2001

Daniel Aarão Reis é professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Foi um dos 40 militantes banidos para a Argélia em troca do embaixador da Alemanha

2 comentários:

  1. Eu também fui militante contra a Ditadura nos anos 60 e 70 e testemunho que nós estudantes, com certa ingenuidade combatíamos o governo militar sem saber que algo muito mais grave estava em jogo. Os terroristas oportunistas justificavam a mobilização estudantil como aval para atos criminosos. Dilma e seus comparsas nunca estiveram em luta pela Democracia e prova disso é o tal PNDH3 que o PT vai insistir em implantar. A sorte dos brasileiros é que Serra vai conseguir derrotar esses terroristas que ainda estão muito vivos; hoje suas ramas são as mentiras e a demagogia popularesca de Lula.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente hoje, com as amplas aberturas, seremos obrigada assistir este filme horrorosos. estamos remexendo os monturros . Quando poderiamos estar de bm com a vida . O meu brasil é um país da paz , como dizia o papa joão paulo segundo DEUS é Brasilairo. mais como tenho mta FÉ acredito na virada amem TT

    ResponderExcluir