segunda-feira, 13 de abril de 2009

SP - Polícia para quem precisa


Ranking publicado neste sábado pela Folha de S. Paulo sobre a violência no país. Os números de que se fala a seguir são sempre em relação a 100 mil habitantes — ou seja: “mortos por 100 mil”.

Com 13,2 mortos, São Paulo é o antepenúltimo da lista. Só em Santa Catarina (13) e Roraima (10,6) se mata menos. No topo, está Alagoas, com espantosos 66,2, seguido por Espírito Santo (56,6), Pernambuco (51,6) e Rio de Janeiro (45,1).
Nos últimos 9 anos, o número de homicídio em São Paulo caiu 66%, fenômeno raro, diga-se, no mundo, o que chegou a despertar a atenção de organismos internacionais. Cada estado tem lá seus motivos particulares para explicar a violência. Mas resta evidente que as grandes concentrações urbanas, especialmente na periferia (no caso do Rio, nos morros), tendem a ser mais violentas.
São Paulo é o estado mais populoso e que conta com a maior mancha urbana do país. Por que, por ali, mata-se um quinto do que se mata em Alagoas, menos de um quarto do que se mata no Espírito Santo, um quarto do que se mata em Pernambuco? Os 20 (devem ser, na verdade, 24) estados que aparecem à frente certamente têm seus motivos para explicar a violência. Não há um só que não esteja presente também em São Paulo, na cidade ou no campo.
O jornal somou os assassinatos, latrocínios e lesões seguidas de morte de todos os estados e fez a conta dos mortos por 100 mil habitantes. Minas, Piauí, Pará e Amapá ficaram de fora. O primeiro estado não repassou os dados do último trimestre. O Piauí só tinha os números da capital. Os outros dois não forneceram dado nenhum.


http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/o-que-tem-e-o-que-nao-tem-solucao.html

4 comentários:

  1. Minas não repassou ou dados do último trimestre???
    (Sobre São Paulo, ao mesmo tempo em que se comemora a queda nos números, é de se perguntar se eles são dignos de confiança. Afinal, alguns anos atrás era comum a subnotificação; o registro de assassinatos com vinte facadas nas costas como "morte a esclarecer", ou "lesão seguida de morte" (o que tirava da estatística de "homicídio"). Ou seja, se os números agroa são mais próximos da realidade, pode ser que a queda seja ainda maior do que parece (porque o número era maior antes do que parecia...). Tomara que sejam verdade).

    ResponderExcluir
  2. Que polícia? Existe isso? Minha cidade Pirassununga teve sua criminalidade aumentada de maneira absurda. O Prefeito é do PSDB, mas põe a culpa no governo do Estado.

    ResponderExcluir
  3. huahauha! esses numeros sao tao confiaveis quanto o balanço do Corinthians!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Vão procurar no sr. GOOGLE e verão o quanto de crimes, inclusive homicidios, que cairam no estado de SP.

    Mas realmente não dá, quando é um resultado que não irá favorecer a campanha do Dilmão, os caras logo dizem que é falsa, manipulada, maquiada... Assim não dá mesmo.

    Queria ver eles dizerem o mesmo quando for uma notícia favorável ao governo (?) Lulla.

    ResponderExcluir